quinta-feira, 13 de julho de 2017
Professora de Português: Diagnóstico de Redação Grátis
Professora de Português: Diagnóstico de Redação Grátis: Oferecemos correção da sua redação com orientação de melhoria gratuitamente! Extremamente útil para quem está se preparando para o ENEM, ...
quarta-feira, 12 de julho de 2017
Diagnóstico de Redação Grátis
Oferecemos correção da sua redação com orientação de melhoria gratuitamente!
Extremamente útil para quem está se preparando para o ENEM, vestibulares ou mesmo conclusão de curso fundamental ou médio pelo ENCCEJA.Como funciona? Escreva uma redação (não pode ser digitada) entre 15 e 30 linhas. Fotografe e mande para o email: revisaotextualpesquisa@gmail.com, com seu nome, cidade e tipo de necessidade (ENEM, vestibular...).
Quanto tempo tenho a resposta? Entre 24 e 48 horas responderemos com tudo o que precisa ser melhorado em sua redação.
Quanto custa: NADA.
Mas como assim, não custa nada? O primeiro diagnóstico é totalmente gratuito. Caso queiras um acompanhamento profissional com plano de estudo realizaremos um orçamento e combinaremos, afinal tem de ser bom para todas as partes.
quarta-feira, 13 de julho de 2016
Exercício - sexto ano LÍNGUA PORTUGUESA
TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nome: ________________________________ Turma: Data ___/___/____
1. Interpretação de
texto. Leia atentamente a canção “o
caderno” de Toquinho/Mutinho. Após responda as questões abaixo.
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais
Você vai ver
Serei de você confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais
Você vai ver
Serei de você confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer
Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer
Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer
a) Qual o tema (assunto) do texto
(resposta completa)?
_______________________________________________________________________
b) Qual a mensagem do texto (lição
que o poema ensina)? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual a tua opinião sobre a
canção? Pensas da mesma forma? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Produção de texto. Escreva uma pequena redação sobre “o que a amizade
representa” (10 linhas mínimo). Não esqueça que redação tem início, meio, fim e
título!
1.
_______________________________________________________________________
2.
_______________________________________________________________________
3.
_______________________________________________________________________
4.
_______________________________________________________________________
5.
_______________________________________________________________________
6.
_______________________________________________________________________
7.
_______________________________________________________________________
8.
_______________________________________________________________________
9.
_______________________________________________________________________
10.
_______________________________________________________________________
11.
_______________________________________________________________________
12.
______________________________________________________________________
3. Acentua
corretamente as
palavras abaixo e informa a classificação de acordo com a sílaba tônica
acentuada:
Musica (substantivo) __________ Cortex__________ Para (Estado brasileiro) __________
Barbaros __________ Cantaro __________ otimo __________
Pe __________ Saudavel __________ Parabens
__________
4. a) O que é o adjetivo?
___________________________________________________________________
b) Dê 2 exemplos de
adjetivos
___________________________________________________________________
c) Transforma as locuções adjetivas em adjetivos:
Do mundo _______________ De
anjo _______________
Do Brasil _______________ De mãe _______________
5. Informa a
classificação dos artigos a seguir:
a) “a” _______________________ c)
“uns” ______________________
b) “um” ______________________ d)
“umas” ______________________
6. Marque a
alternativa que apresenta numeral:
( ) Nunca deixe de sonhar!
( ) Disse aquilo ao Diretor.
( ) Comprei duas cenouras.
7. Informe o
sujeito e predicado da frase de Calvin no primeiro quadro na tirinha
abaixo:
a) SUJEITO _____________________
b) PREDICADO ___________________________
8. Complete
o quadro abaixo sobre a formação das palavras
Palavra
|
Radical
|
Vogal temática
|
Sufixo
|
Prefixo
|
Apedrejar
|
||||
Empobrecer
|
||||
Infelizmente
|
·
Faça com calma e não se esqueça de completar todas
as questões.
·
BOA SORTE!
Regra de acentuação de palavras oxítonas
As oxítonas acentuadas (acento agudo ou circunflexo), conforme orienta Bechara, são as terminadas em:
"a"(s), "e"(s) e "o"(s), "em, "ens".
Pá, pé e pó são exemplos bons para lembrar. Também e Parabéns.
Não tem erro!
Depois do primeiro passo : A importância do conhecimento
Depois do primeiro passo : A importância do conhecimento: Texto ilustrativo da diferença entre ter conhecimento e não ter... Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de cal...
Depois do primeiro passo : Cozinhando sem glúten e sem lactose: experiência, ...
Depois do primeiro passo : Cozinhando sem glúten e sem lactose: experiência, ...: A postagem de hoje é para começar a registrar a tarefa diária de fuga do glúten, que tenho desenvolvido por causa de meu guri, de três anos...
Depois do primeiro passo : "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, dep...
Depois do primeiro passo : "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, dep...: "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, depois, combatem-te e depois tu vences." Mahatma Gandhi
Depois do primeiro passo : Precisando um trabalho extra (freela?) freelancer....
Depois do primeiro passo : Precisando um trabalho extra (freela?) freelancer....: Cadastro fácil e muitas oportunidades. Vale a pena tentar, sugiro preencher as habilidades com muito carinho, pois as vagas aparecem! Aqui ...
terça-feira, 28 de junho de 2016
Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...
Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...: Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016 Leia o trecho abaixo: “Cheguem aqui perto. Mais perto. Qu...
Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predicado; vozes verbais, conjugação e formas nominais - baseado nas falas do Filme Truque de Mestre
Nome:
_________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016
Leia
o trecho abaixo:
“Cheguem
aqui perto. Mais perto. Quanto mais vocês pensam que estão vendo... mais fácil
será enganá-los. Eu vou folhear este baralho. E quero que você escolha uma
carta. Não esta. E óbvio demais. Preste bem atenção. Foi rápido demais. Vou
fazer de novo. Está pronta? -Escolheu uma? -Sim. -Tem uma em mente? -Sim. Está
vendo sua carta aqui? Não. É porque está olhando muito de perto. O que
eu falei a noite toda? -Quanto mais de perto se olha. . . -Menos se vê.”
1. Separa
o sujeito do predicado nas orações e escreva indicando (sujeito e predicado):
Eu falei a noite toda.
Vocês pensam que...
2. Informa
e Classifica o sujeito nas orações:
Vou fazer de novo: ________________________
Eu vou folhear este baralho: ________________________
Talvez o mais antigo dos negócios.
________________________
3. Informa
as vozes verbais nas orações:
Eu
falei a noite toda. ________________________
Nós
vamos roubar um banco. ________________________
Ele foi
hipnotizado durante o show. ________________________
Ele envergonhou-se.
________________________
4. Informa
abaixo os verbos de ligação e as preposições/locuções existentes
no trecho a seguir:
“-Eu
idolatro você. Sério.-Um fã sincero. Prazer.-A propósito, sou Jack.-Pergunta.
Recebeu um destes?Sim. Morte.A Sacerdotisa.-Eu sou o Amante.-3 minutos.Estamos
esperando alguém? Por que estamos. . .? -A porta está trancada.-A porta está
trancada.Não, nada nunca está trancado. Que lugar é este? Pensei que meu
apartamento fosse nojento. Está um gelo aqui dentro. -O que é isso? -Não sei. O
que diz? "Agora não vê mais." " Uma rosa com qualquer outro
nome." Gente, o que está acontecendo? Olhe só isso.-É gás! -Relaxe. E só
gelo seco. Legal. -O que acha que isso tudo significa? -Esperem. -Não captei
nada. -Obrigado. Obrigado pela demora. -Estou tentando criar uma atmosfera. -Seja
franco. Você que fez isso?”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Conjuga
abaixo o verbo ver no modo imperativo:
_______________________________________________________________________
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6. Escreva
as Formas Nominais do verbo ver: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio
Plano de Ensino de Língua
Portuguesa
2º Ano do Ensino
Médio
Objetivos:
·
Conhecer,
diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de
textos;
·
Produzir
textos coesos e coerentes de diversos gêneros;
·
Reconhecer
e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos.
Plano de Ensino Bimestral/2016
Leitura,
interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos,
literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges).
Produção
de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos,
literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da
língua.
1º
Conceitos
semânticos e morfológicos;
Variantes
linguísticas;
Análise de textos, vocábulos e
construções - Patrimônio linguístico português (cultura das diversas
comunidades de falantes);
Norma de prestígio e os desvios (oralidade).
Morfologia: classes de
palavras, flexões e usos nos discursos linguísticos.
2º
Convenção ortográfica
da Língua Portuguesa.
Sintaxe: princípios que
fundamentam a relação entre os termos de uma oração.
Poemas, Sonetos.
Conhecimento e
aplicação dos princípios gramaticais que regem a língua portuguesa:
3º
Identificação,
compreensão de ironia, humor e sentimento (crônica).
Semântica:
linguagem denotativa e conotativa (figuras de linguagem).
Análise e
compreensão das normas gramaticais.
Construção de
argumentação.
Solução de questões
ENEM.
terça-feira, 24 de maio de 2016
Conteúdos para o 8º ano: Língua Portuguesa
PORTUGUÊS 8º ANO
segundo trimestre – conteúdos e atividades
REVISÃO DE CLASSES GRAMATICAIS (substantivo, artigo, pronome, adjetivo, interjeição, preposição, numeral, advérbio e verbo)
SINTAXE: Frase, oração e período. (Frase:
menor unidade de comunicação lingüística. Exemplos: 1. Sim! 2. Eu sou
professora. Oração: Frase organizada em torno de um verbo ou locução
Verbal. Exemplo: Eu sou
professora. Período: frase constituída de uma=simples ou mais
orações=composto. Exemplos: 1. Eu sou
professora. 2. Eu sou professora e
vocês são alunos.)
Objetivo da análise sintática: “A análise
sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período e das
orações que compõem um período” Faraco e Moura.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: SUJEITO e
PREDICADO
SUJEITO: Determinado (simples e composto);
Indeterminado; Oculto(elíptico); Inexistente.
PREDICADO:
Verbal (intransitivos=VI,
transitivos<Direto=VTD ou Indireto=VTI ou Direto e Indireto=VTDI); Nominal (Verbo de ligação=VL); VERBOS DE LIGAÇÃO
Os verbos de ligação não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre 2
termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de
predicativo do sujeito.
SER= O carro é novo. ESTAR= João está triste.
PARECER= Joice parece cansada. PERMANECER= A moça permanece alegre.
FICAR= Nicole ficou triste. CONTINUAR= Diana continua
triste.
ANDAR= Cláudia anda nervosa.
Verbo-nominal:
Dois Núcleos (verbo e o nome). Refere-se ao sujeito por meio de um VERBO
INTRANSITIVO mais predicativo do sujeito. Ou um verbo transitivo.
Sujeito
= a criança Predicado = brincava
distraída.
Tipo
de predicado = verbo-nominal (ação+estado)
Núcleo
do predicado = brincava/distraída
A chuva caía fina.
O dentista voltou sério.
José chegou cansado.
antônimos,
sinônimos, parônimos, homônimos
formação de
palavras
Discurso direto e
indireto
voz ativa/passiva e reflexiva
agente
da passiva
verbos
nos três modos: indicativo, subjuntivo e imperativo - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PRODUÇÃO DE TEXTOS
DISSERTATIVOS (distinção dos narrativos)
AULA DE PORTUGUÊS - Muito bom. Criativo demais.
- “Cretino” é adjunto adnominal,
quando a frase for: “Conheci um político cretino”.
- Se a frase for: “O político é um
cretino”, daí é predicativo.
- Agora, se a frase for: “Esse
cretino é um político”, é sujeito.
- Porém, se um cara aponta uma
arma para a testa do político e diz: “Agora nega o roubo, cretino!” – daí é
vocativo.
- Finalmente, se a frase for: “O
presidente da câmara, Eduardo C., aquele cretino, desviou dinheiro para a
Suíça” é aposto.
Que língua fascinante a nossa,
não?!
Agora vem o mais importante para o
nosso aprendizado!
Se estiver escrito: “Não ganhou a
eleição e se acha presidente”
O cretino é sujeito oculto... Profa. Nicolle
Carone (Vila Velha, ES)
sábado, 9 de janeiro de 2016
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e os Dicionários de Português
O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) é o compêndio do léxico da Língua [Portuguesa]. Em outras palavras, no VOLP estão todas as palavras do português utilizado no Brasil e que foram incorporadas ao nosso vocabulário. Se não está no VOLP não ‘existe’ para fins de correção na escrita.
As pessoas fazem um cursinho rápido de Língua Portuguesa e acreditam serem ‘peritas’ no código, muitas vezes não procuram no local devido para conferir se estão no caminho da grafia correta. Aqui começa um problema, pois os dicionários (desculpem meus amigos, mas a verdade é dura e precisa ser dita) contêm erros. Sim, no plural. Mais de um erro.
O mundo acabou? Os dicionários ensinam errado? Nada disso. Uma simples conferência ao site da ABL e você soluciona sua dúvida. O VOLP está disponibilizado em meio digital para todos [omnibus].
Assinar:
Comentários (Atom)
