terça-feira, 24 de maio de 2016

Conteúdos para o 8º ano: Língua Portuguesa

PORTUGUÊS 8º ANO
segundo trimestre – conteúdos e atividades

REVISÃO DE CLASSES GRAMATICAIS (substantivo, artigo, pronome, adjetivo, interjeição, preposição, numeral, advérbio e verbo)
SINTAXE: Frase, oração e período. (Frase: menor unidade de comunicação lingüística. Exemplos: 1. Sim! 2. Eu sou professora. Oração: Frase organizada em torno de um verbo ou locução Verbal. Exemplo: Eu sou professora. Período: frase constituída de uma=simples ou mais orações=composto. Exemplos: 1. Eu sou professora. 2. Eu sou professora e vocês são alunos.)
Objetivo da análise sintática: “A análise sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período e das orações que compõem um período” Faraco e Moura.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: SUJEITO e PREDICADO
SUJEITO: Determinado (simples e composto); Indeterminado; Oculto(elíptico); Inexistente.
PREDICADO: Verbal (intransitivos=VI, transitivos<Direto=VTD ou Indireto=VTI ou Direto e Indireto=VTDI); Nominal (Verbo de ligação=VL);  VERBOS DE LIGAÇÃO
Os verbos de ligação não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre 2 termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito.
SER= O carro é novo.                  ESTAR= João está triste.
PARECER= Joice parece cansada.   PERMANECER= A moça permanece alegre.
FICAR= Nicole ficou triste.                     CONTINUAR= Diana continua triste.
ANDAR= Cláudia anda nervosa.
Verbo-nominal: Dois Núcleos (verbo e o nome). Refere-se ao sujeito por meio de um VERBO INTRANSITIVO mais predicativo do sujeito. Ou um verbo transitivo.
Sujeito = a criança     Predicado = brincava distraída.
Tipo de predicado = verbo-nominal (ação+estado)
Núcleo do predicado = brincava/distraída

A chuva caía fina.
O dentista voltou sério.
José chegou cansado.







antônimos, sinônimos, parônimos, homônimos

formação de palavras

Discurso direto e indireto

voz ativa/passiva e reflexiva
agente da passiva
verbos nos três modos: indicativo, subjuntivo e imperativo - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVOS (distinção dos narrativos)


AULA DE PORTUGUÊS - Muito bom. Criativo demais.
- “Cretino” é adjunto adnominal, quando a frase for: “Conheci um político cretino”.
- Se a frase for: “O político é um cretino”, daí é predicativo.
- Agora, se a frase for: “Esse cretino é um político”, é sujeito.
- Porém, se um cara aponta uma arma para a testa do político e diz: “Agora nega o roubo, cretino!” – daí é vocativo.
- Finalmente, se a frase for: “O presidente da câmara, Eduardo C., aquele cretino, desviou dinheiro para a Suíça” é aposto.
Que língua fascinante a nossa, não?!
Agora vem o mais importante para o nosso aprendizado! 
Se estiver escrito: “Não ganhou a eleição e se acha presidente”
O cretino é sujeito oculto...                           Profa. Nicolle Carone (Vila Velha, ES)

sábado, 9 de janeiro de 2016

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e os Dicionários de Português

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) é o compêndio do léxico da Língua [Portuguesa]. Em outras palavras, no VOLP estão todas as palavras do português utilizado no Brasil e que foram incorporadas ao nosso vocabulário. Se não está no VOLP não ‘existe’ para fins de correção na escrita.
As pessoas fazem um cursinho rápido de Língua Portuguesa e acreditam serem ‘peritas’ no código, muitas vezes não procuram no local devido para conferir se estão no caminho da grafia correta. Aqui começa um problema, pois os dicionários (desculpem meus amigos, mas a verdade é dura e precisa ser dita) contêm erros. Sim, no plural. Mais de um erro.  
O mundo acabou? Os dicionários ensinam errado? Nada disso. Uma simples conferência ao site da ABL e você soluciona sua dúvida. O VOLP está disponibilizado em meio digital para todos [omnibus].

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Plano de aula: como elaborar o projeto

Eu gostaria de contribuir com o conhecimento que adquiri na faculdade e fora dela, elaborando Planos de Aula para meus alunos, com um exemplo abaixo e dicas para escrever o seu Plano.
Nós, professores, devemos conhecer o projeto pedagógico da escola para preparar o Plano de Aula. Assim, o projeto de Língua Portuguesa está atrelado ao ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Tendo o conteúdo que você irá trabalhar, no caso do exemplo abaixo, literatura, podemos criar o Plano de Aula.


PLANO DE AULA

(modelo)

Data: 
Objetivos: (os alunos deverão ser capazes de) 
Ler e interpretar adequadamente o texto;
Identificar o texto como dissertativo;
Produzir texto dissertativo.
Conteúdos:
     Texto "indique o texto a ser utilizado", publicado...(referencie o texto)
    Conceito de texto dissertativo e produção textual.
Procedimentos
Técnicas: Aula expositivo-dialogada, atividade no grande grupo, leitura oral, por alunos voluntários, do texto proposto; resposta ao questionário anexado; construção do conceito no grande grupo; solicitação de produção textual.
Recursos: Texto fotocopiado, questionário fotocopiado, quadro para explicações adicionais.
Avaliação: Será considerado satisfatório se os alunos participarem de todos os momentos da aula, respondendo o questionário e produzindo o texto.
Instrumento: Observação da professora quanto à participação dos alunos, questionário respondido e texto produzido.
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Aqui o segredo é selecionar um texto que chame a atenção dos alunos e preparar um questionário  que traga para os alunos a possibilidade de construir o conceito de teor dissertativo.
Após isso, ficará bem mais fácil trabalhar a produção textual.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Alguns erros comuns, a serem evitados

Achei no face do professor neto, parece ser do blogue revisão para quê. quem tiver o link vou ficar feliz em colocar!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Formulário de Contato


Acentuação: o caso da proparoxítona

Tenho observado nos portais de notícias e redes sociais um problema muito comum: a não utilização do acento gráfico nas palavras proparoxítonas. 
Das regras mais simples de aprender na Língua Portuguesa, relembrar nunca é demais. Por isso explico que proparoxítona é aquela palavra cuja tonicidade está na antepenúltima sílaba, devendo ser acentuada.
Voltando um pouquinho no texto que acabo de escrever, localizo as seguintes palavras proparoxítonas:
gráfico
proparoxítonas
antepenúltima
sílaba

Simples, você não pensa da mesma forma?
Dê uma olhadinha e revise você mesmo seu texto. Caso tenha dessas palavrinhas, acentue. A correção gramatical faz bem para quem vai ler e apreciar o que você está comunicando.