domingo, 1 de abril de 2018

Monografia formatação ABNT

Quando se conclui uma graduação, há necessidade de apresentar um trabalho: 
             monografia ou TCC acompanhado ou não de um projeto de pesquisa.

Existem formatos estipulados pelas instituições de ensino, com uso predominante das normas ABNT.

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas com confecção de trabalhos 
acadêmicos são  as seguintes: NBR 14724, 6023, 6027, 10520, 15287. 

Para confeccionar uma pesquisa com qualidade, o conhecimento das normas faz-se necessário.

A equipe da Revisão Textual e Pesquisa conhece as Normas ABNT e pode auxiliar você a qualificar seu trabalho!

Revisão Textual e Pesquisa: formatação ABNT, revisão de texto

Realizamos a correção de textos diversos: 
acadêmicos, 
teses,
técnicos, 
entre outros. 

https://sites.google.com/site/revisaotextualepesquisa/

quinta-feira, 13 de julho de 2017

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Diagnóstico de Redação Grátis

Oferecemos correção da sua redação com orientação de melhoria gratuitamente!

Extremamente útil para quem está se preparando para o ENEM, vestibulares ou mesmo conclusão de curso fundamental ou médio pelo ENCCEJA.
Como funciona? Escreva uma redação (não pode ser digitada) entre 15 e 30 linhas. Fotografe e mande para o email: revisaotextualpesquisa@gmail.com, com seu nome, cidade e tipo de necessidade (ENEM, vestibular...). 
Quanto tempo tenho a resposta? Entre 24 e 48 horas responderemos com tudo o que precisa ser melhorado em sua redação.
Quanto custa: NADA.
Mas como assim, não custa nada? O primeiro diagnóstico é totalmente gratuito. Caso queiras um acompanhamento profissional com plano de estudo realizaremos um orçamento e combinaremos, afinal tem de ser bom para todas as partes.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Exercício - sexto ano LÍNGUA PORTUGUESA

TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nome: ________________________________ Turma:   Data ___/___/____
1. Interpretação de texto. Leia atentamente  a canção “o caderno” de Toquinho/Mutinho. Após responda as questões abaixo.



Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais
Você vai ver
Serei de você confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer

Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer





a) Qual o tema (assunto) do texto (resposta completa)?
_______________________________________________________________________
b) Qual a mensagem do texto (lição que o poema ensina)? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual a tua opinião sobre a canção? Pensas da mesma forma? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Produção de texto. Escreva uma pequena redação sobre “o que a amizade representa” (10 linhas mínimo). Não esqueça que redação tem início, meio, fim e título!
1.    _______________________________________________________________________
2.    _______________________________________________________________________
3.    _______________________________________________________________________
4.    _______________________________________________________________________
5.    _______________________________________________________________________
6.    _______________________________________________________________________
7.    _______________________________________________________________________
8.    _______________________________________________________________________
9.    _______________________________________________________________________
10. _______________________________________________________________________
11. _______________________________________________________________________
12. ______________________________________________________________________
3. Acentua corretamente as palavras abaixo e informa a classificação de acordo com a sílaba tônica acentuada:

Musica (substantivo) __________    Cortex__________        Para (Estado brasileiro) __________
Barbaros __________             Cantaro __________ otimo __________
Pe __________                      Saudavel __________ Parabens __________

4. a) O que é o adjetivo?
___________________________________________________________________
b) Dê 2 exemplos de adjetivos
___________________________________________________________________
c) Transforma as locuções adjetivas em adjetivos:
Do mundo _______________                   De anjo _______________
Do Brasil   _______________          De mãe _______________

5. Informa a classificação dos artigos a seguir:
a) “a” _______________________ c) “uns” ______________________
b) “um” ______________________         d) “umas” ______________________

6. Marque a alternativa que apresenta numeral:
(   )  Nunca deixe de sonhar!
(   )  Disse aquilo ao Diretor.
(   )  Comprei duas cenouras.

7. Informe o sujeito e predicado da frase de Calvin no primeiro quadro na tirinha abaixo:

a) SUJEITO _____________________
b) PREDICADO ___________________________



8. Complete o quadro abaixo sobre a formação das palavras

Palavra
Radical
Vogal temática
Sufixo
Prefixo
Apedrejar




Empobrecer




Infelizmente






·         Faça com calma e não se esqueça de completar todas as questões.

·         BOA SORTE!

Regra de acentuação de palavras oxítonas

As oxítonas acentuadas  (acento agudo ou circunflexo), conforme orienta Bechara, são as terminadas em:
"a"(s), "e"(s) e "o"(s), "em, "ens".

Pá, pé e pó são exemplos bons para lembrar. Também e Parabéns.

Não tem erro!

Depois do primeiro passo : A importância do conhecimento

Depois do primeiro passo : A importância do conhecimento: Texto ilustrativo da diferença entre ter conhecimento e não ter... Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de cal...

Depois do primeiro passo : Cozinhando sem glúten e sem lactose: experiência, ...

Depois do primeiro passo : Cozinhando sem glúten e sem lactose: experiência, ...: A postagem de hoje é para começar a registrar a tarefa diária de fuga do glúten, que tenho desenvolvido por causa de meu guri, de três anos...

Depois do primeiro passo : "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, dep...

Depois do primeiro passo : "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, dep...: "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, depois, combatem-te e  depois tu vences." Mahatma Gandhi

Depois do primeiro passo : Precisando um trabalho extra (freela?) freelancer....

Depois do primeiro passo : Precisando um trabalho extra (freela?) freelancer....: Cadastro fácil e muitas oportunidades. Vale a pena tentar, sugiro preencher as habilidades com muito carinho, pois as vagas aparecem! Aqui ...

terça-feira, 28 de junho de 2016

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...: Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016 Leia o trecho abaixo: “Cheguem aqui perto. Mais perto. Qu...

Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predicado; vozes verbais, conjugação e formas nominais - baseado nas falas do Filme Truque de Mestre

Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016
Leia o trecho abaixo:
“Cheguem aqui perto. Mais perto. Quanto mais vocês pensam que estão vendo... mais fácil será enganá-los. Eu vou folhear este baralho. E quero que você escolha uma carta. Não esta. E óbvio demais. Preste bem atenção. Foi rápido demais. Vou fazer de novo. Está pronta? -Escolheu uma? -Sim. -Tem uma em mente? -Sim. Está vendo sua carta aqui?  Não.  É porque está olhando muito de perto. O que eu falei a noite toda? -Quanto mais de perto se olha. . . -Menos se vê.”

1. Separa o sujeito do predicado nas orações e escreva indicando (sujeito e predicado):
Eu falei a noite toda.
Vocês pensam que...

2. Informa e Classifica o sujeito nas orações:
Vou fazer de novo: ________________________
Eu vou folhear este baralho: ________________________
Talvez o mais antigo dos negócios. ________________________

3. Informa as vozes verbais nas orações:
Eu falei a noite toda. ________________________
Nós vamos roubar um banco. ________________________
Ele foi hipnotizado durante o show. ________________________
Ele envergonhou-se. ________________________


4. Informa abaixo os verbos de ligação e as preposições/locuções existentes no trecho a seguir:
“-Eu idolatro você. Sério.-Um fã sincero. Prazer.-A propósito, sou Jack.-Pergunta. Recebeu um destes?Sim. Morte.A Sacerdotisa.-Eu sou o Amante.-3 minutos.Estamos esperando alguém? Por que estamos. . .? -A porta está trancada.-A porta está trancada.Não, nada nunca está trancado. Que lugar é este? Pensei que meu apartamento fosse nojento. Está um gelo aqui dentro. -O que é isso? -Não sei. O que diz? "Agora não vê mais." " Uma rosa com qualquer outro nome." Gente, o que está acontecendo? Olhe só isso.-É gás! -Relaxe. E só gelo seco. Legal. -O que acha que isso tudo significa? -Esperem. -Não captei nada. -Obrigado. Obrigado pela demora. -Estou tentando criar uma atmosfera. -Seja franco. Você que fez isso?”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Conjuga abaixo o verbo ver no modo imperativo:
_______________________________________________________________________












6. Escreva as Formas Nominais do verbo ver: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio

Plano de Ensino de Língua Portuguesa
2º Ano do Ensino Médio
Objetivos:
·         Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos;
·         Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros;
·         Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos.
Plano de Ensino Bimestral/2016
Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges).
Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua.

Conceitos semânticos e morfológicos;
Variantes linguísticas;
Análise de textos, vocábulos e construções - Patrimônio linguístico português (cultura das diversas comunidades de falantes);
Norma de prestígio e os desvios (oralidade).
Morfologia: classes de palavras, flexões e usos nos discursos linguísticos.
Convenção ortográfica da Língua Portuguesa.
Sintaxe: princípios que fundamentam a relação entre os termos de uma oração.
Poemas, Sonetos.
Conhecimento e aplicação dos princípios gramaticais que regem a língua portuguesa:
Identificação, compreensão de ironia, humor e sentimento (crônica).
Semântica: linguagem denotativa e conotativa (figuras de linguagem).
Análise e compreensão das normas gramaticais.
Construção de argumentação.
Solução de questões ENEM.