quarta-feira, 13 de julho de 2016

Regra de acentuação de palavras oxítonas

As oxítonas acentuadas  (acento agudo ou circunflexo), conforme orienta Bechara, são as terminadas em:
"a"(s), "e"(s) e "o"(s), "em, "ens".

Pá, pé e pó são exemplos bons para lembrar. Também e Parabéns.

Não tem erro!

Depois do primeiro passo : A importância do conhecimento

Depois do primeiro passo : A importância do conhecimento: Texto ilustrativo da diferença entre ter conhecimento e não ter... Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de cal...

Depois do primeiro passo : Cozinhando sem glúten e sem lactose: experiência, ...

Depois do primeiro passo : Cozinhando sem glúten e sem lactose: experiência, ...: A postagem de hoje é para começar a registrar a tarefa diária de fuga do glúten, que tenho desenvolvido por causa de meu guri, de três anos...

Depois do primeiro passo : "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, dep...

Depois do primeiro passo : "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, dep...: "Primeiro eles ignoram-te, depois, riem de ti, depois, combatem-te e  depois tu vences." Mahatma Gandhi

Depois do primeiro passo : Precisando um trabalho extra (freela?) freelancer....

Depois do primeiro passo : Precisando um trabalho extra (freela?) freelancer....: Cadastro fácil e muitas oportunidades. Vale a pena tentar, sugiro preencher as habilidades com muito carinho, pois as vagas aparecem! Aqui ...

terça-feira, 28 de junho de 2016

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...: Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016 Leia o trecho abaixo: “Cheguem aqui perto. Mais perto. Qu...

Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predicado; vozes verbais, conjugação e formas nominais - baseado nas falas do Filme Truque de Mestre

Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016
Leia o trecho abaixo:
“Cheguem aqui perto. Mais perto. Quanto mais vocês pensam que estão vendo... mais fácil será enganá-los. Eu vou folhear este baralho. E quero que você escolha uma carta. Não esta. E óbvio demais. Preste bem atenção. Foi rápido demais. Vou fazer de novo. Está pronta? -Escolheu uma? -Sim. -Tem uma em mente? -Sim. Está vendo sua carta aqui?  Não.  É porque está olhando muito de perto. O que eu falei a noite toda? -Quanto mais de perto se olha. . . -Menos se vê.”

1. Separa o sujeito do predicado nas orações e escreva indicando (sujeito e predicado):
Eu falei a noite toda.
Vocês pensam que...

2. Informa e Classifica o sujeito nas orações:
Vou fazer de novo: ________________________
Eu vou folhear este baralho: ________________________
Talvez o mais antigo dos negócios. ________________________

3. Informa as vozes verbais nas orações:
Eu falei a noite toda. ________________________
Nós vamos roubar um banco. ________________________
Ele foi hipnotizado durante o show. ________________________
Ele envergonhou-se. ________________________


4. Informa abaixo os verbos de ligação e as preposições/locuções existentes no trecho a seguir:
“-Eu idolatro você. Sério.-Um fã sincero. Prazer.-A propósito, sou Jack.-Pergunta. Recebeu um destes?Sim. Morte.A Sacerdotisa.-Eu sou o Amante.-3 minutos.Estamos esperando alguém? Por que estamos. . .? -A porta está trancada.-A porta está trancada.Não, nada nunca está trancado. Que lugar é este? Pensei que meu apartamento fosse nojento. Está um gelo aqui dentro. -O que é isso? -Não sei. O que diz? "Agora não vê mais." " Uma rosa com qualquer outro nome." Gente, o que está acontecendo? Olhe só isso.-É gás! -Relaxe. E só gelo seco. Legal. -O que acha que isso tudo significa? -Esperem. -Não captei nada. -Obrigado. Obrigado pela demora. -Estou tentando criar uma atmosfera. -Seja franco. Você que fez isso?”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Conjuga abaixo o verbo ver no modo imperativo:
_______________________________________________________________________












6. Escreva as Formas Nominais do verbo ver: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio

Plano de Ensino de Língua Portuguesa
2º Ano do Ensino Médio
Objetivos:
·         Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos;
·         Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros;
·         Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos.
Plano de Ensino Bimestral/2016
Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges).
Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua.

Conceitos semânticos e morfológicos;
Variantes linguísticas;
Análise de textos, vocábulos e construções - Patrimônio linguístico português (cultura das diversas comunidades de falantes);
Norma de prestígio e os desvios (oralidade).
Morfologia: classes de palavras, flexões e usos nos discursos linguísticos.
Convenção ortográfica da Língua Portuguesa.
Sintaxe: princípios que fundamentam a relação entre os termos de uma oração.
Poemas, Sonetos.
Conhecimento e aplicação dos princípios gramaticais que regem a língua portuguesa:
Identificação, compreensão de ironia, humor e sentimento (crônica).
Semântica: linguagem denotativa e conotativa (figuras de linguagem).
Análise e compreensão das normas gramaticais.
Construção de argumentação.
Solução de questões ENEM.


terça-feira, 24 de maio de 2016

Conteúdos para o 8º ano: Língua Portuguesa

PORTUGUÊS 8º ANO
segundo trimestre – conteúdos e atividades

REVISÃO DE CLASSES GRAMATICAIS (substantivo, artigo, pronome, adjetivo, interjeição, preposição, numeral, advérbio e verbo)
SINTAXE: Frase, oração e período. (Frase: menor unidade de comunicação lingüística. Exemplos: 1. Sim! 2. Eu sou professora. Oração: Frase organizada em torno de um verbo ou locução Verbal. Exemplo: Eu sou professora. Período: frase constituída de uma=simples ou mais orações=composto. Exemplos: 1. Eu sou professora. 2. Eu sou professora e vocês são alunos.)
Objetivo da análise sintática: “A análise sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período e das orações que compõem um período” Faraco e Moura.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: SUJEITO e PREDICADO
SUJEITO: Determinado (simples e composto); Indeterminado; Oculto(elíptico); Inexistente.
PREDICADO: Verbal (intransitivos=VI, transitivos<Direto=VTD ou Indireto=VTI ou Direto e Indireto=VTDI); Nominal (Verbo de ligação=VL);  VERBOS DE LIGAÇÃO
Os verbos de ligação não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre 2 termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito.
SER= O carro é novo.                  ESTAR= João está triste.
PARECER= Joice parece cansada.   PERMANECER= A moça permanece alegre.
FICAR= Nicole ficou triste.                     CONTINUAR= Diana continua triste.
ANDAR= Cláudia anda nervosa.
Verbo-nominal: Dois Núcleos (verbo e o nome). Refere-se ao sujeito por meio de um VERBO INTRANSITIVO mais predicativo do sujeito. Ou um verbo transitivo.
Sujeito = a criança     Predicado = brincava distraída.
Tipo de predicado = verbo-nominal (ação+estado)
Núcleo do predicado = brincava/distraída

A chuva caía fina.
O dentista voltou sério.
José chegou cansado.







antônimos, sinônimos, parônimos, homônimos

formação de palavras

Discurso direto e indireto

voz ativa/passiva e reflexiva
agente da passiva
verbos nos três modos: indicativo, subjuntivo e imperativo - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVOS (distinção dos narrativos)


AULA DE PORTUGUÊS - Muito bom. Criativo demais.
- “Cretino” é adjunto adnominal, quando a frase for: “Conheci um político cretino”.
- Se a frase for: “O político é um cretino”, daí é predicativo.
- Agora, se a frase for: “Esse cretino é um político”, é sujeito.
- Porém, se um cara aponta uma arma para a testa do político e diz: “Agora nega o roubo, cretino!” – daí é vocativo.
- Finalmente, se a frase for: “O presidente da câmara, Eduardo C., aquele cretino, desviou dinheiro para a Suíça” é aposto.
Que língua fascinante a nossa, não?!
Agora vem o mais importante para o nosso aprendizado! 
Se estiver escrito: “Não ganhou a eleição e se acha presidente”
O cretino é sujeito oculto...                           Profa. Nicolle Carone (Vila Velha, ES)

sábado, 9 de janeiro de 2016

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e os Dicionários de Português

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) é o compêndio do léxico da Língua [Portuguesa]. Em outras palavras, no VOLP estão todas as palavras do português utilizado no Brasil e que foram incorporadas ao nosso vocabulário. Se não está no VOLP não ‘existe’ para fins de correção na escrita.
As pessoas fazem um cursinho rápido de Língua Portuguesa e acreditam serem ‘peritas’ no código, muitas vezes não procuram no local devido para conferir se estão no caminho da grafia correta. Aqui começa um problema, pois os dicionários (desculpem meus amigos, mas a verdade é dura e precisa ser dita) contêm erros. Sim, no plural. Mais de um erro.  
O mundo acabou? Os dicionários ensinam errado? Nada disso. Uma simples conferência ao site da ABL e você soluciona sua dúvida. O VOLP está disponibilizado em meio digital para todos [omnibus].

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Plano de aula: como elaborar o projeto

Eu gostaria de contribuir com o conhecimento que adquiri na faculdade e fora dela, elaborando Planos de Aula para meus alunos, com um exemplo abaixo e dicas para escrever o seu Plano.
Nós, professores, devemos conhecer o projeto pedagógico da escola para preparar o Plano de Aula. Assim, o projeto de Língua Portuguesa está atrelado ao ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Tendo o conteúdo que você irá trabalhar, no caso do exemplo abaixo, literatura, podemos criar o Plano de Aula.


PLANO DE AULA

(modelo)

Data: 
Objetivos: (os alunos deverão ser capazes de) 
Ler e interpretar adequadamente o texto;
Identificar o texto como dissertativo;
Produzir texto dissertativo.
Conteúdos:
     Texto "indique o texto a ser utilizado", publicado...(referencie o texto)
    Conceito de texto dissertativo e produção textual.
Procedimentos
Técnicas: Aula expositivo-dialogada, atividade no grande grupo, leitura oral, por alunos voluntários, do texto proposto; resposta ao questionário anexado; construção do conceito no grande grupo; solicitação de produção textual.
Recursos: Texto fotocopiado, questionário fotocopiado, quadro para explicações adicionais.
Avaliação: Será considerado satisfatório se os alunos participarem de todos os momentos da aula, respondendo o questionário e produzindo o texto.
Instrumento: Observação da professora quanto à participação dos alunos, questionário respondido e texto produzido.
===============


Aqui o segredo é selecionar um texto que chame a atenção dos alunos e preparar um questionário  que traga para os alunos a possibilidade de construir o conceito de teor dissertativo.
Após isso, ficará bem mais fácil trabalhar a produção textual.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Alguns erros comuns, a serem evitados

Achei no face do professor neto, parece ser do blogue revisão para quê. quem tiver o link vou ficar feliz em colocar!