terça-feira, 28 de junho de 2016

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...: Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016 Leia o trecho abaixo: “Cheguem aqui perto. Mais perto. Qu...

Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predicado; vozes verbais, conjugação e formas nominais - baseado nas falas do Filme Truque de Mestre

Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016
Leia o trecho abaixo:
“Cheguem aqui perto. Mais perto. Quanto mais vocês pensam que estão vendo... mais fácil será enganá-los. Eu vou folhear este baralho. E quero que você escolha uma carta. Não esta. E óbvio demais. Preste bem atenção. Foi rápido demais. Vou fazer de novo. Está pronta? -Escolheu uma? -Sim. -Tem uma em mente? -Sim. Está vendo sua carta aqui?  Não.  É porque está olhando muito de perto. O que eu falei a noite toda? -Quanto mais de perto se olha. . . -Menos se vê.”

1. Separa o sujeito do predicado nas orações e escreva indicando (sujeito e predicado):
Eu falei a noite toda.
Vocês pensam que...

2. Informa e Classifica o sujeito nas orações:
Vou fazer de novo: ________________________
Eu vou folhear este baralho: ________________________
Talvez o mais antigo dos negócios. ________________________

3. Informa as vozes verbais nas orações:
Eu falei a noite toda. ________________________
Nós vamos roubar um banco. ________________________
Ele foi hipnotizado durante o show. ________________________
Ele envergonhou-se. ________________________


4. Informa abaixo os verbos de ligação e as preposições/locuções existentes no trecho a seguir:
“-Eu idolatro você. Sério.-Um fã sincero. Prazer.-A propósito, sou Jack.-Pergunta. Recebeu um destes?Sim. Morte.A Sacerdotisa.-Eu sou o Amante.-3 minutos.Estamos esperando alguém? Por que estamos. . .? -A porta está trancada.-A porta está trancada.Não, nada nunca está trancado. Que lugar é este? Pensei que meu apartamento fosse nojento. Está um gelo aqui dentro. -O que é isso? -Não sei. O que diz? "Agora não vê mais." " Uma rosa com qualquer outro nome." Gente, o que está acontecendo? Olhe só isso.-É gás! -Relaxe. E só gelo seco. Legal. -O que acha que isso tudo significa? -Esperem. -Não captei nada. -Obrigado. Obrigado pela demora. -Estou tentando criar uma atmosfera. -Seja franco. Você que fez isso?”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Conjuga abaixo o verbo ver no modo imperativo:
_______________________________________________________________________












6. Escreva as Formas Nominais do verbo ver: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio

Plano de Ensino de Língua Portuguesa
2º Ano do Ensino Médio
Objetivos:
·         Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos;
·         Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros;
·         Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos.
Plano de Ensino Bimestral/2016
Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges).
Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua.

Conceitos semânticos e morfológicos;
Variantes linguísticas;
Análise de textos, vocábulos e construções - Patrimônio linguístico português (cultura das diversas comunidades de falantes);
Norma de prestígio e os desvios (oralidade).
Morfologia: classes de palavras, flexões e usos nos discursos linguísticos.
Convenção ortográfica da Língua Portuguesa.
Sintaxe: princípios que fundamentam a relação entre os termos de uma oração.
Poemas, Sonetos.
Conhecimento e aplicação dos princípios gramaticais que regem a língua portuguesa:
Identificação, compreensão de ironia, humor e sentimento (crônica).
Semântica: linguagem denotativa e conotativa (figuras de linguagem).
Análise e compreensão das normas gramaticais.
Construção de argumentação.
Solução de questões ENEM.